A osteoporose é uma condição em que há perda de massa óssea, levando a uma maior fragilidade do osso e maior risco de fraturas.
A condição não apresenta sintomas até que ocorra uma fratura, como a fratura de fêmur, que é responsável por uma taxa elevada de mortalidade em idosos.
O diagnóstico precoce dessa condição é importante para instituir tratamentos capazes de reduzir a progressão da fragilidade do osso ou até mesmo levar a ganho de massa óssea.
Uma em cada duas mulheres na pós menopausa tem uma fratura relacionada à osteoporose ao longo da vida. A deficiência do hormônio feminino, o estrógeno, ocorre nesse período e é responsável pela redução da massa óssea.
Outra condição na qual a osteoporose é marcante é o hiperparatireoidismo, quando há aumento da produção de um hormônio chamado PTH, responsável por reabsorver o cálcio do osso para o sangue, levando a fragilidade óssea.
Situações que levam a redução da absorção de cálcio, como cirurgia bariátrica e doença celíaca também podem levar à osteoporose.
O diagnóstico é feito através do exame de densitometria óssea, um exame rápido e indolor, semelhante ao exame de raio X.
De maneira geral, ela analisa a densidade mineral do fêmur e das vértebras lombares. O valor encontrado é comparado ao de pessoas com a mesma faixa etária e é possível detectar redução de massa óssea em estágios iniciais, ao que chamamos de
osteopenia.
Outra forma de pensar no diagnóstico de osteoporose é quando ocorre uma fratura de fragilidade: aquelas que acontecem de maneira espontânea ou após traumas de muito baixa energia, como queda da própria altura.
Para tratar ou até mesmo prevenir a osteoporose, é necessário ter uma adequada ingestão de cálcio. Além disso, pacientes com osteoporose devem ter níveis de vitamina D superiores a 30 ng/mL, fazer exercícios físicos regularmente (especialmente exercícios resistidos) e cessar o tabagismo.
Quando há osteopenia, já pode ser instituído tratamento medicamentoso a depender do risco de fratura, individualmente calculado.
As medicações mais utilizadas no tratamento da osteoporose são os bisfosfonatos, que reduzem a reabsorção do osso. Entretanto, para osteoporoses mais severas, já existem drogas que levam a formação de osso novo, chamadas terapias anabólicas.
Tão importante quanto a medicação, é tentar reduzir o risco de quedas para evitar fraturas.
Não. A osteoporose é completamente assintomática. O que causa dor são as fraturas decorrentes da fragilidade do osso, que podem acontecer de maneira espontânea, especialmente nas vértebras, levando a dor nas costas.
Pessoas com osteoporose devem ingerir pelo menos 1.200 mg de cálcio ao dia, que podem ser atingidos com suplementos se necessário. A vitamina D é sintetizada pelo corpo a partir de exposição solar, mas, caso seu valor no sangue esteja menor que 30 ng/mL, deve-se suplementar.
Como exame de rotina, em mulheres na pós menopausa e homens a partir dos 70 anos. Deve ser feita em todos os casos de fraturas suspeitas para fragilidade óssea, que geralmente NÃO incluem fratura de pés, mãos ou tornozelo.
Fonte: Eastell R, Rosen CJ, Black DM, Cheung AM, Murad MH, Shoback D. Pharmacological Management of Osteoporosis in Postmenopausal Women: An Endocrine Society* Clinical Practice Guideline. J Clin Endocrinol Metab. 2019 May 1;104(5):1595-1622. doi: 10.1210/jc.2019-00221. PMID: 30907953.
Sou Endocrinologista pela Universidade de São Paulo (USP) e titulada como Especialista na área pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Mais do que isso, sou especialista em cuidar de pessoas. Conhecer a fundo a história dos meus pacientes e utilizar meu conhecimento para
ajudá-los a viver com saúde é o que me realiza. A Endocrinologia é uma especialidade médica muito ampla, já que os hormônios são grandes maestros do funcionamento do nosso corpo e têm impacto em todos os órgãos. Por isso, me encantou à primeira vista.
Entre em contato através dos botões abaixo ou preencha o formulário a seguir com sua mensagem/dúvida. Minha equipe está preparada para lhe atender.
Obrigada pela mensagem!
Em breve entraremos em contato.
Parece que houve um erro!
Por favor, tente novamente.
Alameda dos Maracatins, 1435 - Conjuntos 1007/1008
Moema, São Paulo - SP
WhatsApp (11) 99618-1100
Responsável Técnico: Thamiris Freitas Maia - CRM-SP 185.756
© 2022 Dra. Thamiris Maia | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Future Marketing Médico.